Data da publicação: 03/04/2023 Última atualização 18/05/2024
Economia

Douglas Ludwig, na Expomeat: “Com a abertura do mercado livre, empresas podem reduzir até 25% do gasto com energia”

A abertura do mercado livre de energia para empresas do setor de proteínas foi tema da palestra do diretor executivo da Ludfor, Douglas Ludwig, nesta quarta-feira (29), na Expomeat. Após uma resolução normativa publicada pela ANEEL em fevereiro deste ano, empresas de média tensão poderão migrar para o ambiente de contratação livre a partir de 2024. Na feira, focada na indústria de processamento de proteína animal e vegetal, Ludwig explicou que a nova medida criou condições para a entrada de mais de 106 mil novas empresas, de diversos segmentos, no mercado livre, representando uma possibilidade única de economia nos gastos com energia elétrica:

 

- Todas as empresas de média tensão, isto é, de consumo entre 30 kW e 500 kW, poderão migrar para o mercado livre como consumidores varejistas, sendo representados por uma comercializadora. Isso simplifica bastante o processo de migração, mantendo os benefícios do ambiente de livre contratação. Nessas condições, as empresas podem reduzir em até 25% os custos com energia elétrica - destacou o executivo.

 

Um estudo da ABRACEEL (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia) estima que a abertura do mercado promoverá uma redução média de 27% no preço da energia elétrica, com potencial de reduzir os custos para os consumidores em R$ 25 bilhões por ano e fazer a energia ser um fator de redução no IPCA.

 

A Ludfor é uma das líderes no mercado livre de energia na Região Sul e atende a 24 grupos econômicos do setor de proteínas. A empresa gerou uma economia anual de energia de mais de R$ 24 milhões ao segmento, através de serviços de gestão ativa para coordenar a migração para o mercado livre, reduzir custos, ampliar a previsibilidade de gastos para companhias com grandes demandas de energia e possibilitar o uso de fontes energéticas renováveis. Entre as empresas atendidas, estão companhias como Cooperativa Santa Clara, Frigorífico Nicolini, BestBeef, Frigorífico Carrer e Frigorífico Chesini.

 

A Ludfor entregará 24 certificados aos clientes do setor frigorífico por meio do Eco Ludfor, programa de certificação que reconhece os clientes do mercado livre que consomem energia gerada a partir de fontes que não agridem o meio ambiente. Juntas, as empresas evitaram a produção de 7.973 toneladas de CO2 em 2022.

Com sede em Bento Gonçalves (RS), a Ludfor atua no mercado há 27 anos e atende a 2.090 clientes, sendo 949 grupos econômicos. O grupo conta com quatro unidades de negócios: a Ludfor Gestão; a Ludfor Comercialização; a Origem Energia, para investimentos em geração de energia; e a Operasul, com foco na manutenção e operação de hidrelétricas.  

 

Equipe Ludfor durante a Feira Expomeat/2023

 

No segmento de gestão, a empresa coordena a migração e a operacionalização de empresas, assim como a adesão de usinas, no mercado livre de energia, ambiente de negociação direta com geradores e comercializadores que permite a otimização dos gastos em energia elétrica. A equipe de mais de 130 especialistas acompanha as demandas dos clientes, analisa as tarifas e oferece suporte jurídico e contábil no que se refere à gestão energética.

 

 

O QUE É O MERCADO LIVRE DE ENERGIA 

 

O Mercado Livre de Energia possibilita que grandes consumidores negociem seus contratos de compra de energia em um ambiente competitivo, sem ficarem restritos às concessionárias locais de distribuição e às suas respectivas tarifas. Assim, podem negociar diretamente com geradores e comercializadores todas as condições comerciais referentes ao fornecimento de energia, como fornecedor, preço, quantidade de energia contratada, período de suprimento e pagamento. 

 

O principal atrativo do mercado livre é a economia, visto que o preço de energia e demais condições são livremente negociadas entre consumidor e fornecedor. Há também a vantagem de contratar energia de fontes renováveis e atender a demandas internas por políticas ESG, além da possibilidade de compra de energia no horário de ponta. 

 

O primeiro passo para uma empresa que deseja migrar do mercado cativo para o Ambiente de Contratação Livre é o suporte de uma gestora, como a Ludfor, que irá fazer toda a análise de demanda, gasto e estrutura para, então, operacionalizar a migração.

Escrito por:
Eng.° Douglas Ludwig
Eng.° Douglas Ludwig Diretor Executivo
12+ Comunicação
12+ Comunicação Assessoria Imprensa
Voltar
Compartilhe

Entre em contato!